Direito de Resposta: Folha contra-ataca a Record.

Publicado: 21 de março de 2009 por audienciaonline em audiencia, audiencia da tv, audiencia de tv, audiencia e tv, audiencia na tv, band, bbb, carnaval, esporte, famosos, filme, futebol, futebol ao vivo, globo, Humor, ibope, noticias, novela, record, rede tv, sbt, televisão, tv, Uncategorized

logo_record1Nota divulgada no editorial da Folha do dia 20/03:

A REDE RECORD , que explora uma concessão pública de TV e pertence ao mesmo proprietário da Igreja Universal do Reino de Deus, vem desfechando ataques contra esta Folha em seus noticiários. Pretende mover algo como uma campanha, pois a mesma mixórdia de reportagem canhestra e investida comercial tem sido repetida à exaustão.
O motivo de tanta ira, agora, é o desagrado diante da independência jornalística da coluna de TV publicada pelo jornal. Assinada pelo repórter Daniel Castro, a coluna pode cometer eventuais falhas, que são retificadas do modo transparente com que este jornal costuma fazê-lo. Mas tem procurado agir com máxima isenção, sobretudo em face do duelo feroz entre a Record e a emissora líder no país, a Rede Globo. Entre ambas, a Folha toma o partido de seu leitor, que deseja ser informado.
O que é prática de jornalismo verdadeiro se torna -na percepção tosca dos atuais dirigentes da Record, acostumados a reduzir qualquer questão a seu aspecto comercial- uma suposta campanha contra a emissora. A mesma percepção levou a Igreja Universal a orquestrar litigância de má-fé na Justiça contra este jornal e a repórter Elvira Lobato, por conta de reportagens sobre subterrâneos financeiros daquele empreendimento religioso.
Negócios e religião não deveriam caminhar juntos. A atividade religiosa é isenta de impostos. Até por esse motivo a sociedade tem todo o direito de conhecer os vasos comunicantes que ligam a Igreja Universal aos tentáculos de seus vários ramos de negócio. A reação destemperada da Record é um mero incentivo para que a Folha insista em esclarecer o que parece tão imprescindível manter oculto.”

comentários
  1. jornalismo disse:

    EDITORIAL

    FOLHA DE MENTIRAS

    A Folha de S.Paulo publicou hoje um editorial tentando justificar as mentiras repetidas pelo jornal. Calúnias que atingem diretamente a Rede Record e a honra de seus artistas, jornalistas e demais funcionários.

    Mais uma vez, o jornal se faz de vítima.

    O texto frágil e tortuoso chama de “ataque” o direito de resposta da Record. Direito, aliás, que nem sempre foi respeitado pelo jornal após a publicação de cada notícia mentirosa nos últimos seis meses.

    As falsidades chegaram ao limite com a repercussão de uma inexistente doença do proprietário da Rede Record, Edir Macedo, e a distorção dos números de audiência da Record News, desmentidos pelo próprio Ibope.

    A assessoria de comunicação da Record pediu retratação sucessivas vezes e o resultado foi sempre o mesmo: omissão. Espaço do leitor, “Erramos”, ombudsman e a própria coluna de tv. Todos se calaram. Onde ficou o “outro lado”?

    Nesta sexta, a Folha de S.Paulo se superou.

    A família Frias, dona do Grupo Folha, usou seu espaço mais importante para sustentar a série de mentiras. Página de opinião de que os Frias sempre se orgulharam em utilizar em nome do bom jornalismo.

    E a Record não foi a única vítima.

    Os brasileiros que sofreram durante a ditadura foram agredidos pela família Frias neste mesmo espaço. Há 31 dias, a Folha de S.Paulo chamou de “ditabranda” os anos de chumbo no Brasil.

    Estaria a Folha de S.Paulo revivendo sua atuação suspeita nos tempos do regime militar?

    Por isso, não é de surpreender o tom raivoso do editoral desta sexta, que chega ao absurdo de ameaçar a Record.

    É verdade que o texto quase admitiu o jornalismo tendencioso contra a Record. O editorial diz: “(…) A coluna pode cometer eventuais falhas”. Mas foi só. Em seguida afirma que as calúnias foram “retificadas de modo transparente”.

    Mentira.

    Em outro trecho, o jornal reconhece estar no meio de um “duelo feroz” entre a Globo e a Record. Só não revela que é sócia das Organizações Globo em uma de suas publicações.

    Por que a Folha de S.Paulo esconde isso de seus leitores?

    Isso é “independência jornalística”, como cita o editorial?

    Isso é “agir com máxima isenção”?

    Isso é “prática de jornalismo verdadeiro”?

    É possível acreditar que uma empresa será imparcial numa disputa que envolve o seu próprio sócio?

    A brutal queda de leitores, que aumenta a cada ano de maneira impressionante, é uma resposta do Brasil à Folha de S.Paulo.

    REDE RECORD DE TELEVISÃO

  2. jornalismo disse:

    A RECORD NAO VAI SE CALAR,OU VOCE TV GLOBO ACHA QUE AINDA PODE CONTRA ALGUMA EMISSORA?A RECORD VEIO PRA ACABAR COM ESSTE MODO DE FAZER TELEVISAO,O MODO TV GLOBO DE FAZER TELEVISAO.

  3. jornalismo disse:

    RECORD VEM COM TUDO EM 2009,E A GLOBO JA ESTA TENTANDO ABAFAR ESTE CRESCIMENTO,ESTA SENTINDO NO IBOPE.ATRAVES DA FOLHA DE SAO PAULO ESTA TENTANDO CALUNIAR A REDE RECORD,MAS NAO CONSEGUIRA,O IBOPE SÓ AUMENTA,PORQUE É ESTA TV GLOBO QUE O BRASILEIRO TEM QUE VER,A TV GLOBO DAS SUJEIRAS,DO FRACASSO.

  4. jornalismo disse:

    ESTE JORNALZINHO ACHA QUE PODE CALUNIAR ASSIM,SEM MAIS NEM MENOS,A RECORD JA FALOU QUE A PARTIR DE AGORA RESPONDERA A ALTURA AS CALUNIAS DESTE JORNAL LIGADO A TV GLOBO,QUE NAO SE CONFORMA COM O CRESCIMENTO DA RECORD,ALGO NUNCA VISTO NA TELEVISAO BRASILEIRA ANTES,DESDE OS TEMPOS EM QUE A TV GLOBO ASSUMIU A LIDERANÇA QUE ERA DA TV TUPI,HA MUITAS DECADAS ATRAS.E A TV GLOBO SÓ SAIRA PERDENDO COM ISSO,ACHA OQUE QUE A RECORD NAO SE CONSOLIDOU JA.A RECORD CAMINHA A LIDERANÇA,AH MAS ALGUNS DIZEM :A GLOBO TEM QUASE O DOBRO DE AUNDIENCIA DA RECORD,MAS ESTA DIFERENÇA É DE APENAS 7,9 PONTOS,SE A RECORD TIRAR 4 PONTOS DA GLOBO JÁ É LIDER ,POIS FICARA COM 12 PONTOS E A GLOBO COM 11,9 .4 PONTOS É BASTANTE MAS QUE ESTA CHEGANDO MUITO PERTO AI,VEM MUITAS NOVIDADES,E A GLOBO SENTE MEDO,E USA SEUS METODOS,MAS QUE COM A RECORD NAO FUNCIONARA NÃO.A RECORD TEM PUBLICO IMENSO,QUE JA COMPROU A CAUSA DA QUEBRA D EMONOPOLIO,JA ACOSTUMOU-SE COM O JEITO RECORD DE FAZER TELEVISÃO.E ISSO SO VAI AUMENTAR,A RECORD AUMENTA SEU IBOPE A CADA ANO,ISSO É FATO,VERDADE.VEM NOVIDADES POR AI EM 2009,E EU SE FOSSE TV GLOBO RECUARIA,PARARIA COM ESTE ES ATAQUES,QUE CONTRIBUIRAO NEGATIVAMENTE P EMISSORA.É SÓ CONFERIR NA TELA DA RECORD OQUE ELA RESERVA PRA VOCE,TELESPECTADOR DE QUALIDADE.

  5. Leonardo(ARGENTINA) disse:

    JORNALISMO de quinta, você estar por fora,isso e opiniaõ SUA,para mim ,a Globo e a melhoer emissora do Brasil a recopia estar com raiva ,por que nâo conseguir passar a PLATINADA, o jornal tem toda razão,voce dever estar precizando de emprego.VIVA A GLOBOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

  6. JEFERSON disse:

    AMIGO TÁ GANHANDO QUANTO DA RECORD, OU VC É ALGUM PASTOR OU BISPO DA UNIVERSAL, A IMPRENSA BRASILEIRA É LIVRE, SE A RECORD TEM MOSTRAR ISSO VALE PRA QUALQUER EMISSORA, CHUMBETA.

  7. giovanni siciliano disse:

    A IGREJA UNIVERSAL, PAGA A REDE RECORD UNIVERSAL A QUANTIA DE TREZENTOS E SESSENTA MILHÕES DE REAIS, PARA MANTER O PIOR PROGRAMA RELIGIOSO DA TV BRASILEIRA, O ” FALO QUE NÃO TE ESCUTO “. VERGONHA NACIONAL.

    “”PASTORES E BISPOS”” SEM FORMAÇÃO PROFISSIONAL NENHUMA COMANDANDO A REDE RECORD UNIVERSAL DO REINO DO EDIR MACEDO.

  8. ELITE disse:

    ma sicilianoo !!!nao nao ,tem cada um hahaha
    deixa a record trabalhar meu filho,fique la na tv globo,que é o lugar de gente sem conteudo,fique por la meu amigo.abraços

  9. Paula disse:

    O DESESPERO DA RECORD ,andam atirando por tudo que e canto,outro dia estava falando mal da xuxa, isso que e emissora de uma pessoa,que prega a palavra de Deus, quem tem Deus no coraçao não andam,fazendo fofoca e falando dos outros não,DEUs me livre.

  10. Ho povo a Record nunca vai passar da globo, ta tão longe de ser uma emissora de primeira, a globo tem varios tele jornais e jornalisticos, por enquanto que a record só tem 2 tele jornais e 1 jornalistico, até o sbt tem 3 tele jornais, e 2 jornaliscos, a globo tem 5 novelas na programação, a record 3, a globo tem varias artistas e atores na mão, a record não tem a metade que a globo tem, os artistas do sbt são mais conhecidos do que da record, os jornalistas tambem, perguntem se alguem conhecem Celso freitas ou adriana araújo, ninguem vai saber quem é, só sabem quãndo ver ele no JR, ja no sbt, se vc falar Ana paula padrão ou Carlos nascimentos ou até Hermano todos vão falar que conhecem, a record ainda ta longe da liderança, a vai voltar a brigar pelo vice com o Sbt, pois o Silvio Santos sempre consegue sair das cinzas, igual a uma fenix, ele é o homem mais sabio da tv brasileira, não tem bispo nenhum que seja melhor que ele, pode ter mais dinheiro, claro vindo de uma empres de dinheiro como a IURD, pois aquilo não é uma igreja e uma fabrica de dinheiro, se fosse uma igreja ajudaria as pessoas sem pedir dinheiro, e como ela consegue ter tantas igrejas assim? a record não tem nada pra se manter só a IURD, ai se um dia acabar com isso, tchau tchau record, ja o sbt tem como se manter com as empresas do silvio santos, e a tele sena, pois a tele sena não usa o nome de Deus pra ganhar dinheiro, faz jogo limpo.

  11. giovanni siciliano disse:

    ELITE, É NOME DE HOMEM OU DE MULHER?aahahahahhahahahah.
    os alienados da rede record universal do reino da malandragem.

    qual é a diferança entre a rede record universal e a igreja universal?
    quem acertar vai ganhar uma oração do malandro do edir macedoKLKLKKKKKKKKKLKKKKLL.

  12. giovanni siciliano disse:

    Dignidade humanaMPF quer que TVs não ofendam religião africanaO Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou, na quinta-feira (5/3), Ação Civil Pública para que a TV Record e a TV Gazeta não exibam mais programas que ofendam as religiões de matriz africana. Caso as emissoras descumpram a decisão judicial, o MPF quer que seja aplicada multa diária de R$ 10 mil. A ação tramita na 9ª Vara Federal de São Paulo.

    Segundo o MPF, Record e Gazeta devem pagar danos morais coletivos de R$ 13,6 milhões e R$ 2,4 milhões, respectivamente. O montante, que deve ser revertido para Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, corresponde 1% do faturamento anual delas emissoras.

    A procuradora Adriana da Silva Fernandes, autora da ação, verificou que programas veiculados pelas duas emissoras usam palavras ofensivas contra as religiões africanas, como encosto, demônios, espíritos imundos, feitiçaria, entre outras, e sempre as intercala com a expressão macumba.

    Em abril de 2008, o Ministério das Comunicações já havia aplicado multa de R$ 1 mil para as duas emissoras por ofensas às religiões afro. Segundo a procuradora, a multa não foi suficiente para acabar com as discriminações.

    Na ação, o MPF ainda destacou que a liberdade de comunicação não é absoluta, devendo estar em compasso com princípios da Constituição Federal, como o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

    “O abuso praticado pelas rés contraria a dignidade da pessoa humana,(…) bem como os próprios objetivos de construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, afirma a procuradora — clique aqui para ler.

    Segundo ela, “a Record e a Gazeta são responsáveis pelas ofensas às religiões de matriz africana desferidas reiteradamente pelos programas religiosos veiculados em sua grade de programação”. Com informações da assessoria do MPF-SP.

    ACP 2009.61.00.005.800-6

  13. francisca disse:

    amigos em quanto tiver uma emissora que tenha monopólio ,já mais teremos democrasia,analisem você mesmmo quem transmite o campionato brasileiro,somente uma emissora,quando o louco do chaves venezuelano tirou uma emissora do ar toda imprensa brasileira deu destaque em primeira pagina,tiraram uma emissora do nordeste e a mídia brasileira não deu nenhuma nota,precisamos que a record cresça,band,sbt,rede tv ,sejam grandes e fortes ,para que tenhamos democratização na informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s