BOMBA: Ministério Público pede suspensão do programa ‘Na Mira’ da Tv Aratu ( SBT); O programa marca 30 contra 16 da Record e 15 da Globo.

Publicado: 13 de abril de 2009 por audienciaonline em audiencia, audiencia da tv, audiencia de tv, audiencia e tv, audiencia na tv, famosos, globo, ibope, noticias, record, sbt, televisão, tv, Uncategorized

O Ministério Público entrou com ação na Justiça nesta terça-feira (7) pedindo a suspensão imediata do programa ‘Na Mira’, veiculado pela TV Aratu. Os promotores de Justiça Almiro Sena (Cidadania) e Isabel Adelaide Moura (Criminal) argumentaram que o programa não respeita os ‘direitos e garantias fundamentais da pessoa humana’.

Em nota, o MP explicou que “sob o pretexto de ‘mostrar a vida real’, o programa apresenta diariamente cenas de extrema violência e reportagens constrangendo, ilegalmente e de forma humilhante, pessoas negras e pobres que são presas pela polícia’.

Os promotores destacaram a exibição de cenas com cadáveres ensanguentados, pessoas torturadas e assassinadas em horários acessíveis às crianças. ‘É a barbárie explicitamente espetacularizada”, disseram.

A ação afirma que programa fere Constituição Federal ao apresentar e ofender pessoas suspeitas, processadas ou condenadas pela prática de algum crime. Ainda segundo os promotores, qualquer autorização assinada pelo preso concedendo o direito de veicular a sua imagem não pode ter valor legal por conta do estado de vulnerabilidade em que se encontram.

Outra acusação feita pelos promotores é a de que o programa mostra a prática de abuso de autoridade por parte de agentes e delegados de polícia, que exibem imagens de pessoas que ainda serão submetidas ao devido processo legal, “fato que já motivou uma recomendação do Grupo de Atuação Especial para o Controle Externo da Atividade Policial (Gacep)”.

Outros programas
O MP informou que outros os programas ‘Que Venha o Povo’ (da TV Aratu) e o ‘Se Liga Bocão’ (da TV Itapoan) estão sendo analisados pelos promotores. Segundo eles as cenas ofensivas são mostradas de forma de forma ‘não-sistemática’ e ‘não-direcionada’, o que possibilita a proposição de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

As diferenças, afirmou o promotor Almiro Sena, não são apenas em relação ao grau de lesão aos direitos humanos, mas porque o “Na Mira”, após a reunião que o MP — realizada no último dia 12 de fevreiro — não melhorou o seu conteúdo, passando a exibir tanto ou mais violações. Além disso, passou a fazer referências de que iria continuar com o seu formato original, tornando-se mais incisivo e proferindo provocações contra os, pelo apresentador denominados, “homens de capa preta”.

comentários
  1. Mr Bomber disse:

    Sou baiano. Tem mais é que mostrar mesmo estas coisas sim, e melhor horario que o almoço nao há. Só assim a sociedade e as autoridades acordam para o problema da violencia na bahia

  2. Edson J. G. Alves disse:

    acho que assim como a globo mostra cenas violentas de tiroteios em seus telejornais diário(jornal hoje-a tarde) e no jornal nacional antes das 21 horas. Porque o “na mira” tem que ser tirado do ar?!!!!! eh o cumulo.

  3. rafael disse:

    não sei por que gosto muito desse programa da tv aratu.a tv aratu vem crescendo a cada dia isso revolta alguns.

  4. jonailson o. leão disse:

    o progama é o unico que defende e cobra a urv dos policiais baianos e luta pela milhoria da classe

  5. ddd disse:

    falou tudo mrbomber!

  6. Lúcio disse:

    Gosto do programa NA MIRA, na minha opnião é que valorisa o trabalho da corporação,onde eles (Ministério Público e os Direitos Humanus)não vê a invulnerabilidade dos poíciais em ação devido aos baixos salários, viaturas velhas e armamento defasado,porque eles não precionam os deputados e o senado para aprovarem o progeto PEC300/2008?

  7. jurandir disse:

    sou a favor a verdade tem que ser dita doar em que doer porque salvador falando sobre tudo ainda e pouco fica esses politico muito sabido sò visando o dinheiro do povao obrimido as viuvas os necessitados os desebregados passado fome sem um pingo de amor mas graças A DEUS QUER NOS DEU ESSE PROGRAMA OZIEL VAI NESSA TUA FORÇA DE ENCONTRO DE TUDO QUE E DESONESTO . OZIEL COMEÇOU NAO PARE ESTAMOS EM NOME DO POVO MUITO AGRADECIDO……..NA MIRA……NELES…….

  8. samuel disse:

    Vejo o programa na mira, uma realidade, ele precisa inforcar em outra população com os ricos e formados para impor lei, procurar saber da vidas deles também, se realmentes andam certinha com a lei. O programa precisa comparar as diferênça entre diploma faculdade e de analfabeto que conserteza não tem nenhuma.

  9. ALEX FONTES disse:

    A SOCIEDADE DURANTE MUITO TEMPO VEM SENDO MANIPULADA POR OUTROS CANAIS DE TELEVISÃO QUE SÓ MOSTRA O QUE É CONVINIENTE AO GOVERNO DO ESTADO E A PREFEITURA DE SALVADOR .MASCARANDO ASSIM A REALIDADE DO NOSSO ESTADO.COMO A FALTA DE SEGURANÇA PUBLICA A FALENCIA DA SAÚDE,E O DESCASO COM A EDUCAÇÃO.A VERDADE POR MAIS DURA E CRUEL QUE SEJA TEM QUE SER MOSTRADA A VIDA COMO ELA É.AO MINISTERIO PUBLICO FICA A PERGUNTA DE QUE LADO VOÇÊ ESTÁ

  10. manoel brito disse:

    gostaria de aproveitar a audiencia deste programa para pedir a oziel para divulgar a PEC 300 do governo Lula e divulgar o nome dos deputados que estao contra. Um abraco

  11. Rafael disse:

    Quero salientar a PARCIALIDADE desse promotor Almiro Sena. Ele tem ligações muito, mas MUUUUUITO estreitas com a Record, tendo, inclusive, uma coluna na itapoanonline. Prova disso é “pegar leve” com o principal concorrente do “Na mira”. Se depois da reunião que fizeram com o MP ambos desrespeitaram o acordo, ele deveria ter pedido a suspensão de ambos os programas. Mas pra alguém que quer se arvorar a dar lição de ética e legalidade, ele deveria mesmo é dar-se por suspeito.

  12. Luiz Silva Souza disse:

    Sou jornalista e acho que a suspensao desse programa prova a veracidade do slogan do Uziel Bueno “o sistema é bruto para todo mundo”, até mesmo para o “Na Mira”. Creio que o “Na Mira” foca mais os meliantes pobres nao porque queira discriminar, mas porque o sistema social nao deixa que entrevistem a maioria dos infratores ricos – a própria polícia recebe ordens para esconde-los e proibir entrevistas.O programa estava incomodando por bater a audiencia dos “poderosos”. Como diz UZIEL, O SISTEMA É BRUTO PARA TODO MUNDO, ATÉ MESMO PARA O “NA MIRA” !!

  13. anonima disse:

    concordo este progama falta com o respeito em pleno horario de almoço!!!! mesmo que não fosse ,mostrar corpos de pessoas não é positivo e muito menos agradavel eles não pensam na familia destas pessoas!!!!!!!!! estou decpicionada com a tv aratu , mais eles ainda tem o qvp que venha o povo que e engraçado , serio ao mesmo tempo e RESPEITA as normas

  14. anonima disse:

    este é meu segundo cometário o primeiro esta em cima desse , desculpa gente o que eu acho mesmo e que eles devem respeitar as normas e assim crescer com segurança beijos adoro vcs

  15. Denise disse:

    Adoro o programa! Tudo bem que é acessivel a crianças isso é errado sim..Mas, é um programa que mostra a realidade do povo pobre de periferia,da violencia que muitas vezes é escondida, também dos ricos, onde outros programas não mostram por medo..Sou a favor do programa sim! O programa poderia mudar de horário, acho que deveria continuar exibindo a verdadeira face e sofrimento da população baiana! Ate por que mostra problemas que hoje podem ser considerados problemas do governo baiano, onde ninguém toma providencias! Quem quer assistir programas educativos, tem varios outros canais, ninguém é obrigado a assistir o NA MIRA! Esse programa serve para quem quer saber na verdade, o que acontece enquanto dormimos, o que acontece enquanto os ricos fazem coletivas, enquanto o governo só pensa em si! Esse programa é a cara do povo pobre, é a realidade do povo pobre! E a realidade tem de ser mostrada para todos! Os pobres não são bichos..A todo momento fazemos parte da sociedade..Não é só na hora que chega a conta para pagarmos o IPTU não!

  16. vânia moreira disse:

    amava o programa com Uziel,pois a verdade tem que ser dita e mostrada para que as pessoas se concientize,mas como a mesma encomoda os que tem dinheiro,então o programa tem que sair do ar para que as outras emissoras deixe a verdade camuflada.Que abisurdo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s